Uma importante qualidade da energia eólica é que ela não emite gases poluentes e nem gera resíduos para o ambiente. Se formos comparar com outras energias, até mesmo renováveis, são poucas as que possuem essa característica.
Alguns parques eólicos são gigantes em extensão (no próximo do post colocaremos a lista dos 20 maiores parques eólicos do mundo), outra vantagem da energia eólica é que os parques eólicos permitem outros usos do terreno, como a agricultura e a criação de gado. Também geram emprego e investimento em zonas desfavorecidas.
Sobre benefícios gerados para o país, devemos considerar que reduz a dependência energética do exterior e que é uma das fontes mais baratas de energia (descontando o investimento inicial), podendo competir com fontes de energia tradicionais. Um último ponto a ser destacado é que os parques eólicos requerem escassa manutenção: ela ocorre apenas semestralmente. Cabe a nós opinar se isso também é um ponto positivo na concepção de alguns políticos, já que acabam tendo pouca oportunidade de ‘conseguir um dinheiro extra’.
Desvantagens:
* Impacto sonoro: o vento bate nas pás, produzindo um ruído constante. É importante considerar que esse argumento é muito pequeno, pois geralmente os parques eólicos não são construídos no meio das cidades, e portanto, não atrapalham consideravelmente a população.
* Impacto sobre as aves, locais ou migratórias, que correm o risco de chocarem-se nas pás.
* Impacto visual: devido à modificação da paisagem natural.
*A intermitência, que significa que a quantidade de energia produzida depende da quantidade de vento, que não é constante.
Texto de autoria própria do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário